terça-feira, 8 de julho de 2014

*****





Foi-se
Foi-se o sonho do hexa. O sonho de 200 milhões acabou. E agora?
Acabou o sonho, mas não acabou a esperança e a dignidade de um povo que há muito sofre pelas mazelas as quais são submetidos no seu dia a dia, mas que em nenhum momento perde o sorriso do rosto.
O futebol, que muitas vezes é a única alegria de parte do povo, nos derrubou hoje.
Mas se não mostramos ao mundo o melhor futebol, o chamado "futebol arte", mostramos a arte do povo brasileiro. O mundo viu em poucos dias o que nós já conhecemos há tempos. Mostramos que somos capazes de fazer, de receber os amigos do mundo, de aceitar as diferenças, de rir com elas, de demonstrar gentileza, hospitalidade e de sermos totalmente diferentes daqueles que nos comandam, pois apesar das cafajestices, desmandos, roubalheira, picaretagem e trambiques dos nossos governantes, o nosso povo sorri, chora, se emociona com o hino. O futebol nos faz isso, nos aproxima, faz com que abracemos e beijemos quem está ao nosso lado na hora do gol da nossa Seleção, sem ao menos conhecermos o amigo da cadeira ao lado.
Futebolisticamente, foi o dia mais triste que vivi em minha vida. Paralisei, fiquei estático, imóvel, sem fala, sem acreditar o que meus olhos viam. Queria que fosse sonho, mas não era, era sim um pesadelo que custou a passar e vai atrapalhar nosso sono por anos, ou quem sabe pela vida toda.
Mas não vamos por isso, deixar a nossa essência brasileira, de cantar, encantar, chorar, sorrir, de simplesmente ser brasileiro.
A sexta estrela não veio, mas ninguém apaga nossa constelação já conquistada em outrora.
Como diz o ditado: Há males que vêm pra bem. Não que uma "chinelada" dessas vai mudar nosso país, mas que possa abrir os olhos de alguns que veem o país como terra de ninguém, de desmandos e que acordemos para que possamos fazer do Brasil, o verdadeiro Brasil, daqueles em que o mundo descobriu, de gente honesta, trabalhadora, sorridente, brincalhona e que consegue fazer acontecer, bem diferente daqueles que nos comandam e dos pessimistas de plantão.
Sendo assim, todos trabalhando para que essa mudança chegue logo, ficará muito difícil tomar uma "sapecada" dessas novamente.
Foi-se, foi-se meu sono. E quem consegue dormir com um barulho desses? 
É rir para não chorar...

                                                                                                                          Jéfferson B. Cezimbra

23 comentários:

  1. Oi Jéfferson , obrigada pelo texto que diminui um pouquinho a perplexidade que ainda toma conta de mim depois do que vi nesse fatídico jogo.A Alemanha arrasou !!
    Normalmente,não acompanho futebol gosto do Vasco da Gama por conta do meu pai que torcia por ele,mas nas Copas do Mundo fico envolvida com a participação dos países e me empolgo ,sempre .
    E lógico amo Brasil que já teve craques e jogos bonitos (nao atôa foi campeão 5 vezes), todos nós adoramos torcer e cantar o Hino junto com eles. rs Tudo ia bem apesar do mau humor inicial com as manifestações ,depois a paixão fez com que todos abraçássemos os países visitantes enfeitássemos os estádios com alegria ,querendo tanto mais uma estrelinha rs Não deu.
    E foi de um jeito doído humilhante digno de piadas que vamos ouvir durante muito tempo ainda rs
    Seu texto me deixa mais leve e apesar de termos que conviver com essa derrota feia nada nem 'ninguém apaga nossa constelação'.
    Nao entendo de futebol ,mas acho que o foco foi desviado para um só jogador , no caso o Neymar e perderam o brilho próprio ,literalmente.
    Estou afastada das postagens ,mas volto logo . Um descanso que precisava.
    Abraços e obrigada pela linda Bandeira que continuará brilhando ,com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar do mesmo pensamento que o meu Lis.
      Pode ter certeza q ainda ouviremos e falaremos mto sobre tudo isso, mas q sirva de alguma forma para mudar mta coisa poa aí.
      Descanse e volte com tudo. Estamos esperando novas postagens :)
      Abraços

      Excluir
  2. Jé, foi uma surpresa muito desagradável estes 7 gols , mas o que vejo depois é que a seleção não estava preparada para enfrentar a Alemanha. Mas também não precisava ser assim desta maneira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim Cris. Mto desagradável e inesperado da forma q foi.
      Concordo com suas palavras.
      Bjo

      Excluir
  3. Sem comentários... Foi mau mesmo.... Os jogadores brasileiros não tiveram garra nenhuma. Até acho que eles entraram no campo convictos que já estava no papo que nem precisavam de fazer nada.

    Ver a equipa portuguesa perder por 4-0 contra a Alemanha (ou até poderia ser mais), era totalmente expectável, porque é uma equipa constituída por elementos egocêntricos e onde a vaidade impera. Na equipa portuguesa, não existe a ideia de grupo e de equipa. Cada jogador joga só por si. Para se mostrar e valorizar no mercado futebolístico. E além disso, por parte da selecção portuguesa, os jogadores que foram escolhidos, não foram escolhidos por serem os melhores jogadores portugueses, mas sim os jogadores que são amigos do treinador.
    Mas ver a equipa brasileira perder por aquela diferença toda, foi totalmente inesperado.

    Agora resta-me ficar a torcer para a Holanda ganhe o campeonato.
    :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho q eles entraram achando q ganhariam fácil, pq nós estávamos sem dois dos nossos líderes em campo e não fizeram nada pq foram envolvidos pelos alemães e tomaram o chamado nó tático.
      Na verdade estou tonto ainda e não sei mais de nada rsrsrrs
      A Holanda não dá mais kkkkk
      Eu nem sei o que é pior, campeã Alemanha q nos atropelou ou Argentina q é nossa grande rival.
      Tem outro planeta p eu ir no domingo? rsrsrsrsr
      Acho q vou p Cezimbraland kkkkkkkkkk
      Abraço

      Excluir
  4. Faço minhas as palavras do Remus...
    E com o fim da Copa... o REGRESSO à realidade... acho que foi isso que você quis demonstrar muito bem na sua foto, Jéff!
    Mas sabe o que eu penso Jéff?... Gostaria de ver que as pessoas se conseguem mobilizar tanto, ou mais, em conjunto, para procurar soluções para os problemas que efectivamente as atormentam, do que para ver jogos de futebol... apesar de eu também apreciar futebol.
    E acho que vocês por aí, se consciencializaram dessa realidade, bem melhor, do que nós por cá, quando do Euro 2004... Construiram-se estádios à toa, nessa época, que nunca terão sido devidamente aproveitados, da melhor forma. Recursos que poderiam ter sido canalizados para outras necessidades.
    Vocês efectivamente tomaram consciência do problema. Protestaram. Se mobilizaram, conforme puderam. Mostraram ao mundo, que a vida, não é só futebol e samba. Tem coisa muito mais importante por aí, que todo o dia, muita gente paga com a vida, porque ainda não teve resolução para ela. Ganharam o meu respeito, e admiração por isso.
    Jogos? Ganham-se e perdem-se a toda a hora... e notícia de ontem, já ninguém lembra dela amanhã...
    Certamente a vossa bandeira, não perdeu qualquer brilho ontem. Ela é o símbolo de outras guerras e conquistas... bem mais importantes, do que futebol!!!
    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É apenas um jogo mAna, mas estávamos esperançosos e o q aconteceu dói p quem gosta e acompanha o futebol.
      A Copa veio numa boa hora p o Brasil. O país já estava passando por esse processo de cobrança dos nossos governantes pelo povo q sai às ruas para protestar qdo acham que as coisas não andam na conformidade das leis.
      BJos

      Excluir
    2. Há que seguir em frente, mesmo com as derrotas... veja o caso de Portugal... nós perdemos com os campeões do mundo... só por si, isso fará de nós... vice-campeões?...
      Como você diz... temos que rir... para não chorar...
      E bola para a frente, mano...
      Bjs
      Ana

      Excluir
    3. Então todos somos vice-campeões rsrsrsr Tô de acordo kkkkkk
      Vamos que vamos mAninha!
      Bjos

      Excluir
  5. Jéfferson, una hermosa foto en homenaje a tu hermoso país, el cual admiramos, los países cercanos, no sólo por su geografía, sino por la gente admirable. Si bien el fútbol es sólo un juego, sufro con Uds. pues son un país hermano. Tengo varios amigos brasileños, los cuales me transmiten mucha alegría, una característica natural que tienen Uds. Los mundiales pasan y eso no quita que nuestros países hermanos, sigan siendo países maravillosos. Un beso para tí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por sua apreciação Cecilia.
      Tbm tenho o mesmo sentimento q vc tem pelo povo brasileiro, por nossos vizinhos sul americanos. Já viajei por diversos países da América do Sul e em todos eles fui muito bem recebido e fiz algumas amizades.
      Aqui tbm convivo com "irmãos" argentinos e de outros países vizinhos e a risada corre solta rsrsrsr
      Bjos p ti

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Linda foto, palavras emocionantes escritas com uma pureza contagiante...que nos transmite ainda mais, a vontade e a garra de continuar lutando pela nossa Pátria Amada!!!! Bjos😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua apreciação da imagem e do texto tbm :)
      E nada vai nos parar. Brasucas sempre rsrsrsr
      BJos

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Meu querido amigo Jeffe te parabenizo mais pelas tuas emocionantes e verdadeiras palavras...do que pela linda imagem da nossa Bandeira Nacional. Penso que conseguistes retratar toda a realidade e todo sentimento de cada brasileiro nesse momento triste e decepcionante! Mas apesar de todos pesares vamos seguir em frente...SOMOS BRASILEIROS e jamais DESISTIMOS! Gde beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Marcinha por mais uma visita e comentário.
      E vamos em frente q a vida segue.
      Bjos

      Excluir
  10. A fotografia é dez!!!
    Agora, o futebol!!!
    Ah o futebol!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e sobre futebol , não comento kkkkkkkkk
      Abraço

      Excluir
  11. mais uma foto muito original...

    e um poema muito actual ao momento do futebol....

    :)

    ResponderExcluir